Violência Obstétrica - Isso tem que acabar.

Cá estou em novamente. 
Hoje quero falar sobre a violência que a mulher sofre. Não só a mulher, mas também o seu bebê, aquele serzinho que vive dentro de você durante nove meses ou até mais, cresce e evolui no seu ventre, um lugar quentinho, aconchegante, pertinho da mãe, ouvindo seu coração, se alimentado dela.. Como você acha que esse bebê gostaria de nascer? Em um ambiente calmo, tranquilo, nascendo através de sua força e de sua mãe, chegar e ir direto pro seu colo, pro peito ou, antes mesmo de nascer, já sofrer dentro do útero ainda, com hormônios sintéticos que fazem mal á ele, com alguém o puxando pra fora, o empurrando através da barriga da sua mãe, com pessoas em volta fazendo piadas, recebendo um tapa na bundinha e ir direto pra longe da mãe, nas mãos de pessoas desconhecidas e até pior, ter que nascer sem estar preparado, com a pobre mãe levando um corte no abdómen, de 8 camadas e puxando aquele neném pra fora sem aviso prévio. Como você preferiria nascer? Pense bem. 

Não ache você que o modo como o bebê vem ao mundo não importa, como muitas mães dizem "o que importa é que ele nasça, não interessa o jeito". Como não interessa? Você não se importa com seu filho? Com o 'maior amor da sua vida'? Não entendo como as pessoas podem pensar assim. É o primeiro contato com o "mundo" e acaba sendo do pior jeito. Muitas vezes por falta de informação das mães e falta de paciência (e algumas vezes falta de caráter) de alguns médicos. Veja bem, não pense que estou subestimando os médicos. Nunca, jamais, Acho uma profissão linda, talvez a mais linda de todas. Mas não sei o que acontece, o porquê de alguns tratamentos. Existem médicos ótimos, claro. Existem também aqueles sem paciência e que só visam o dinheiro. Mentem pras mulheres, pra poder marcar uma cesárea. Porque isso, meu Deus? Se está tudo ótimo, se mãe e bebê estão saudáveis, pra que fazer uma cesárea, uma cirurgia de grande porte, cortar oito camadas da mulher, cavucar a barriga e arrancar um bebêzinho que não está preparado pra tudo isso. Eu não entendo. E também não entendo quem prefere se submeter á isso. Porque, se parir é algo natural? Quantas milhões de mulheres já passaram por isso? É por medo? (talvez o medo que começou num parto traumático, vai saber né) Mas tem medo de fazer algo que é natural e fisiológico e não tem medo de passar por uma cirurgia. É por não querer sentir dor? Mas e a dor de uma cirurgia? Começando pelo "furinho" de um soro, uma agulhada nas costas, uma abertura de oito camadas (eu sei que já falei isso, mas nunca vou entender, desculpa) na sua barriga. Sem falar nos seus braços amarrados, seu bebê vem, você o olha por 5 segundos e o levam. Daí você vai para uma sala sozinha, esperar passar o efeito da anestesia. Fica lá por 3 horas mais ou menos. E enquanto isso, cadê o seu bebê? Se pra você já é ruim ficar ali sozinha, imagina o seu filho, que não sabe nada desse mundo ainda, perdido, sem saber o que está acontecendo. Depois passa o efeito da anestesia e daí começa a dor. E esse vai durar por mais umas 2 semanas, pode crê. E você tinha medo da dor? Bom, a moça que pariu mesmo, já não sente mais nada a tempos.
Tá gente, posso ter exagerado, pode ser que seja diferente uma coisa ou outra, mas entenderam o que quero dizer? Porque passar por um risco, de uma cirurgia, se não é necessário? Se o seu médico deu algum motivo pra cesárea, quem sabe procure uma outra opinião, porque pode ser só um mito, que vai fazer você passar por algo desnecessário e traumático.

Então, eu me empolguei um pouco e falei demais, mas é que eu nunca entendi esse negócio de cesárea agendada, ou cesárea de emergência marcada pra daqui uma semana. Nunca entendi alguns motivos mentirosos que os médicos dizem ás mulheres.

Também não entendo toda a violência que vem acontecendo nos hospitais. Pessoas que estudam pra lidar com pessoas, que sonham com isso pra vida delas e tratam as pessoas tão mal. Uma mulher grávida, prestes a conhecer o seu bebê, sentindo dor, ansiedade, medo e tantas outras coisas e pessoas sem paciência em volta, tratando como "mais uma criança nascendo, que seja rápido, porque depois tem mais". Isso é um absurdo e tem que acabar. Merecemos respeito no momento mais lindo de nossa vida. Eu sonho com meu parto natural domiciliar, tudo calmo, silencioso só com uma músiquinha de fundo, pessoas que estão ali para mim e só, pessoas queridas que eu escolhi. Parir do jeito que eu quiser, na água, na cama, no chão, de cócoras, de ponta cabeça, mas do jeito que eu quero. É O MEU CORPO, eu escolho. Sem "procedimento de rotina", sem intervenção, sem judiaria com o meu bebê. É isso que eu quero. E quem dera fosse assim com todas mulheres, pois todas merecemos escolher o que fazer com o nosso corpo. É por isso que também estou nesta luta, contra a violência obstétrica. Quanto mais mulheres se juntarem, quanto mais for divulgado é melhor. Vamos conseguir mudar alguma coisa? Espero que sim. Espero de coração que sim. Mas pra isso temos que nos mexer. Não é só um detalhe, é o nascimento de uma vida, que dependendo de como acontecer, pode prejudicar todo o resto do crescimento do seu filho.

Esse vídeo foi feito por várias mulheres Brasil á fora. É lindo de ver, emocionante, chocante, revoltante. Chorei vendo. Senti raiva e empatia. Assitam, não vão se arrepender. Divulguem, vamos todas lutar juntas. Eu sonho com meu parto em casa, mas se não for possível, vou parir em um hospital também e não quero passar por nada disso, quero respeito comigo e com meu filho.



É isso amigas, desculpem escrever demais, mas eu me revolto com algumas coisas e não consigo me controlar hehe mas já estou bem. Assistam o vídeo e reflitam.

Boa semana a todos.



8 comentários:

  1. a Marina nasceu exatamente como vc descreveu na segunda descrição...
    eu sei exatamente os traumas que ela teve ao ser retirada de um lugar quentinho, seguro e ser levada para ser limpa, sugada, aspirada, lavada... mas no meu caso, não tinha outra opção.
    e vejo que isso é muito particular de cada pessoa, cada mulher. Eu sempre quis parto normal, aí quando engravidei, deixei acontecer e no sexto mês, ela sentou e nunca mais virou! Além disso, minha pressão, no dia do nascimento dela, estava nas alturas... nesse caso, aqui sim, o que importa é nascer com vida e preservar a minha vida!
    Já fui sim bemm xiita por causa disso, por causa da amamentação, por causa da alimentação... mas com o tempo e passando pelas coisas, vamos aprendendo que não podemos rotular ou apontar para as escolhas dos outros. Devemos sim, nos preocupar com as nossas escolhas e nosso bem estar!
    É isso que nos move e move a vida!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Nicole, concordo muito com você. Não entendo como uma mãe pode escolher cesárea como via de nascimento pra não sentir dor? E o bebe? E a choque dele nascer "antes da hora"?
    Entendo os casos de necessidade, urgência mesmo, riscos para mãe e/ou bebê.
    Como uma amiga disse, se vc não estiver muito bem informada, dificilmente terá um parto.
    De qq forma as mulheres tb sofrem violência no caso de cesária. Muito complexo isso.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Com certeza, quando se tem risco para mãe ou bebê, a cesárea é o máximo, ela salva vidas. No caso de um bebê sentado é muito difícil achar algum médico que faça o parto normal, é complicado, por isso cada caso é um caso né. Quando não se tem jeito, a cesárea é bem vinda. O que não entendo é alguém "preferir" por algum motivo. Claro que existem questões psicológicas e tal, daí teria que se procurar ajuda de um profissional. No meu caso, vou precisar de ajudar de algum psicólogo caso tenha que fazer cesárea, tenho pavor de hospital, agulha, cirurgia, aquele clima todo tenso.. Seria difícil pra mim.

    E concordo louca, se a mulher quer um parto normal, não basta dizer que vai "tentar", hoje em dia tem se informar e lutar. E a violência acontece em ambos os casos, é triste isso.

    Beijo gurias, obrigada por comentarem.

    ResponderExcluir
  4. Você sabe bem que eu concordo com tudo né? E acho que muito acontece porque aqui no Brasil a cesárea é uma opção da mãe, e isso não deveria ser assim! Cesárea tem que ser uma indicação médica!
    Quer dizer que se eu chegar pro médico e dizer: "Dr., enjoei do meu apêndice, tira ele pra mim?" o médico vai me submeter aos riscos de uma cirurgia só por isso??
    Se bem que dependendo do médico, "pagando bem, que mal tem?". Triste!

    ResponderExcluir
  5. Olá Nicole,
    Acho que de todas as coisas que você falou, a pior delas é a violência que muitas vezes acontece nos hospitais, muito triste o descaso com que alguns profissionais da saúde tratam as gestantes, neste momento tão delicado da vida de uma mulher...
    Estou conhecendo hoje o seu blog, quando tiver um tempinho passa no Recanto das Mamães Blogueiras para conhecer também...
    beijos,
    Equipe Recanto
    http://www.recantodasmamaesblogueiras.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Nicole! Bacanérrimo esse post! Trabalhei num hospital por um tempo, e sou testemunha do preconceito que as mulheres grávidas sofrem por se encontrarem nesta condição. O descaso é tamanho! Estou seguindo o blog, aguardo novidades!

    Se puder, visite meu cantinho!

    cantinhodasmocinhas.blogspot.com

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Fiquei chocada com o vídeo. Já sabia do preconceito, do descaso, mas vendo mulheres contando o que passaram não foi fácil.

    ResponderExcluir
  8. Estou com 12 semanas... e Meu maior medo é de ter que passar por uma cesariana... Minhas conhecidas dizem que eu sou muito corajosa querendo um parto natural, isso mesmo NATURAL, é o que eu quero, infelizmente no estado do Rio está proibido o parto domiciliar por lei, caso contrário seria a minha primeira opção,Mas mesmo assim ainda quero um parto humanizado com a participação do meu marido, pra desde o momento do nascimento ele já começar a interagir com o nosso filhotinho que está chegando, mesmo que seja em um ambiente hospitalar, acho isso importantíssimo e tenho certeza que não me fará mal algum sentir uma dor, mesmo que como dizem: imensa, para trazer o meu bb ao mundo. Não estou com o mínimo medo dessa dor... O que eu tenho medo mesmo é de passar por isso aí, um procedimento invasivo, com um risco absurdo de infecção tanto pra mim quanto para o meu bb, ele ter que ficar afastado de mim, da família assim que chegar ao mundo... Todos os dias fico pedindo a Deus que tudo corra bem e que ele venha com saúde e de maneira Natural...

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.
Respondo aqui mesmo.







Doce Feliz Espera Nicole Aquino. Todos os direitos reservados